Você quer saber como fazer aqueles acabamentos de fabrica, ou ainda melhores né! com uma superfície lisinha e tão sedosa parece um espelho.
Siga meus paços:
há varios tipos de pintura pra diversos tipos de instrumento, mas vamos falar do meu preferido, o qual valoriza amadeira: o Veniz PU.
Você deve ter encontrado muito sobre este assunto, mas poucos deles ousa falar sobre detalhes. Bem, vamos direto ao ponto.
Vou dar prioridade a quem não tem nenhum equipamento em casa, mas que tem paciência e deseja fazer um trabalho com nobreza.
Com pintar um instrumento acústico só com verniz deixando-o fosco ou brilhando:
Esqueça todas aquelas idéias sobre usar seladores, óleo de linhaças ou laka. Estes são alternativos de pintura que não tem nenhuma adequação a sonoridade do instrumento e não dará a você uma qualidade de acabamento.
Se você for Luthier, deve muito bem saber que qualquer coisa aplicada a um instrumento acústico influenciará no seu som.
Existem empresas que trabalham para desenvolver um material adequado para instrumentos acústico. Aqui no Brasil nos temos a Sayerlack e ela nos oferece um kit de Verniz PU 6120. O qual nos trabalharemos a seguir.
Equipamentos:
Se você não tem cabine de pintura com sistema de cortina d’água, ou compressor de 180 libras mais pistola de alta pressão em conjunto com um bom filtro de ar... Ainda sim você pode fazer da seguinte maneira.
Obs.: a forma sugeria a segui requer mais tempo e paciência. Mas o resultado é o mesmo.
Obtenha um compressor de ar sem tanque (deve estar custando em torno de R$120,00) ou então vamos a forma mais simples ainda: uma bomba manual de matar mosquitos (ou pouvilhadeira como preferir) ou algo que tenha pressão de ar e tanque para armazenar líquidos.
Se voce esta com preguiça de comprar estas coisas, utilize apenas uma “boneca” (pedaço de pano em forma de troxa que cabe na Mao).
Material
Lixas gran: n° 120, n° 150, n° 180, n° 220, n° (para acabamento na madeira)
Lixas gran n° 260 a seco, n°400 d’água, n° 1000 d’água, n° 2000 d’água. (para acabamento em camadas de verniz).
Certamente depois de pronto seu instrumento estará gorduroso por isso aconselho que para garantir o sucesso do fino acabamento. Você utilize também uma mascara e luvas cirúrgicas enquanto aplica tais processos. Sua respiração transmite umidade, e isso interfere na qualidade do acabamento tanto na química do produto quando na própria madeira.
1°passo.
O segredo do acabamento começa na madeira:
Com um raspador (finamente afiado) retire toda a cola do seu instrumento e ainda inicie o nivelamento de qualquer parte que desejar como: bordas de frisos e marchetarias, etc.
A lixa 120 você usará para refinar o acabamento feito com o raspador.
Lixe sempre no sentido dos veios e use o Maximo de área possível para evitar arranhões no meio da superfície. Esses aranhões podem não ser notados agora, mas depois eles serão bem visíveis.
Você não deve lixar diretamente com a mao nas superfícies planas do instrumento, use um bloco de borracha (facilmente encontrados em lojas de ferramentas) de encaixe para a lixa. Tome cuidado para não tirar o balanceamento do instrumento ao afinar de mais uma das partes do mesmo.
Sua bancada de trabalho deve ter no mínimo uma manta para proteger o instrumento, (use folhas esponjadas, fina, facilmente encontrada em papelarias)
Aplique todas as lixas da mesma forma até a lixa e grã n° 220
Tratamento da Escala:
Antes mesmo de por os trastes você deve lixar sua escala ate chegar a lixa 380. Para finalizar, lixe com Bombril e depois impermeabilize usando óleo de linhaça.
Aplique o óleo com algodão levemente umedecido e depois retire o excesso.
A intenção é só impermeabilizar a escala.Não pinte a escala de um instrumento com o verniz. Pois para isso existe o óleo de linhaça ou laka misturada. (existem outras formas de impermeabilizar a escala.) se pintada ela pode ser aranhada pelas cordas, o trabalho ficará horrível e as cordas se estragarão mais rápido. Sem citar que você vai ter trabalho de limpar os trastes.
Todo instrumento necessita de manutenções periodidas e isso inclue tratamentos especiais a escala.
Isole a escala usando fits-crep (facilmente encontradas em papelarias). Para começar a pintar.
O Verniz
Recomendo o veniz PU. Sayerlack 6120, que foi desenvolvido para instrumentos acústico.
Use um copo medidor de líquidos (compre em lojas de ferramentas)
A cada 100 ml de verniz PU 6120, use 100 ml de catalisador PU 6120 e 15 ml de diluente 6120 (para a primeira demão aplicada)
Misture levemente evitando poeira e contanto com água ou outros meios de umidade e aplique no instrumento. Espere 6 horas para tocá-lo. Não misture mais do que o necessário para uma demão. A quantidade citada dá para uma demão.
Lixe levemente com a lixa gran n° 280 free-cut a intenção é retirar o brilho do verniz ou nivelá-lo para receber mais demãos.
Para a segunda, terceira, quarta e quinta demão cada 100 ml de verniz PU 6120, use 100 ml de catalisador PU 6120 e 5 ml de diluente 6120. E siga lixando com a lixa 320 free-cut.
A intenção das demãos é tapar os poros.
A intenção das lixadas é aranhar o verniz para receber mais camadas e nivelá-lo para não deixar ficar muito grosso as camadas.
Entre 5 ou 7 demãos de verniz seu instrumento ficará perfeito sem nenhum defeito. Se você misturar o verniz de modo certo e nivelá-lo sempre a cada demão. Você poderá aplicá-lo ate mesmo com a mao usando uma “boneca”.
Depois da ultima demão, pronto! Seu instrumento agora vai entrar em fase final. O que chamamos de fino acabamento.
Fino Acabamento:
Materiais: algodão para polimento, cera de polir n°3 e n° 3, lixa d’água n° 1000 e 2000
As lixas d’águas são simples de usar, basta ter água. Elas são usadas assim para não entupir com a massa retirada do instrumento pintado e só serve para superfícies pintadas.
Não molhe seu instrumento (corre o risco de umedecer) apenas molhe levemente a lixa d’água para começar a lixar.
Cuidado com a poeira no meio do seu trabalho, elas fazem barulhinhos deslizantes enquanto você lixa, e tambem fazem arranhões microscópicos que só da pra ver depois de polir.
Comece com a lixa 1000 e retire todo o brilho.
Voce vai notar pequenos pontos de luz, lixxe até retira-los tambem.
Depois use a lixa 2000 para refinar este acabamento.
Fazendo isso você vai notar que o instrumento ficou com uma pintura fosca maravilhosa e muitíssimo sedosa. Pode deixá-lo assim se preferir ou então pode continuar os passos que com certeza você obterá um resultado melhor ainda!
Depois de retirar todo o resíduo feito pelo trabalho, limpa-lo completamente, espere secar a umidade por cerca de 30 minutos. Assim poderemos notar se ainda há mais a ser limpo.
Polimento:
Com o algodão, passe a cera n° 2.
Espalhe pelo instrumento e depois friccione. Comece por uma superfície plana pra você observar o resultado.
Quanto mais rápido e firme, mais brilho você obterá.
Não use por muito tempo o mesmo pedaço de algodão.
De preferência você passa e pressiona a cera com um algodão contendo cera.. e depois finaliza com um outro pedaço de algodão limpo..
Você pode fazer o mesmo processo usando a cera n° 3. Ou só use uma das ceras.
A cera n° é mais fina.
A intenção das ceras é a mesma da lixa ela refina a superfície do verniz.
Outras ceras são apenas camadas de silicones que geram gorduras.
Aqui na foto o resultado de um trabalho.
Se voce quer saber mais outras coisas, faça seu comentario pedindo respostas, e breve eu postarei.
Pintura ou Madeira ?
Madeira!..
E pode se chama laminas de radica. parecido com a textura do Loro Faia.
Mas estes são laminados feitos a partir de raizes de arvores.
Das mais variadas espécies..
não é possivel criar em pintura algo que se pareça com rádica a não ser que voce reproduza em serigrafia usando tintas apropriadas para madeira.
logo após voce pode finalizar com varias demaos de verniz, e usar das tecnicas de fino acabamento para que op trabalho fique impecavel..
Estas laminas podem ser aplicadasem qualquer coisa, basta ter um pouquinho de esperiencia com processos.
A Fabricação deste laminado é igual de laminados comuns retos, só que o seu corte pode ser feito em galhos, forquilhas, raízes e tronco atravessado. Não temos rádicas naturais mais largas do que 18 cm e comprimento de 1,20 m somente as de tronco que pode chegar até 90 cm de diâmetro.
Processo :
A madeira é extremamente selecionada, que são cozidas em caldeiras especificas, fatiadas em guilhotina multi-corte e a secagem em estufas que aquecem e vaporiza simultaneamente. Este processo é demorado e cuidadoso, pois a perda é de 40% na fabricação fora o transporte até chegar ao uso final.
As laminas de Rádica voce encontra facil no mercado web
basta procurar.